Sabemos que de nada adianta você dar o máximo no seu negócio se os clientes não aparecerem, certo? Mas, sabe-se também que eles não irão cair do céu, é necessário chamar a atenção do seu público através de diversas técnicas, disposição, planejamento e esforço.
A prospecção de clientes necessita da combinação entre conhecer o seu público e fazer com que ele saiba da sua existência, através de ações bem estruturadas. Com o objetivo em auxiliar no aumento das suas vendas, organizamos algumas ações que são essenciais para qualquer negócio conquistar seu público e se estabilizar no mercado.
CONHEÇA O MERCADO
Quando se fala em conhecer o mercado, o primeiro pensamento que vem à mente é “mas eu já conheço o mercado!” e, apesar de ser o mínimo, saber sempre mais é essencial, pois as demandas mudam constantemente.
Um empreendedor precisa compreender a necessidade do cliente sobre o seu nicho e assim, supri-la. O seu concorrente já está fazendo isso, do contrário não seria concorrência, então você pode fazer mais e chamar atenção.
Uma ferramenta simples e eficaz usada atualmente no mercado é a análise S.W.O.T (abreviação de strengths, weaknesses, opportunities e threats – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças -) que compara ambientes internos e externos ligados ao seu negócio, considerando todos os processos relacionados a ele, como forças, fraquezas, recursos e experiências, além das possíveis ameaças que podem lhe atingir.
ENTENDA O PERFIL DOS SEUS CLIENTES
Para prospectar novos clientes, você precisa saber quem são eles. Conhecer o seu público-alvo é fundamental para criar planos estratégicos que sejam eficazes.
Delimite um perfil ideal e crie uma persona a partir das características dos seus atuais consumidores, assim você consegue traçar meios eficientes para buscar e conquistar novos clientes que irão se interessar pelo seu produto ou serviço.
FAÇA COMBINAÇÕES TÉCNICAS
Um único método não faz milagres, o que exige conhecer diversos meios para promover sua marca. Se trata de uma combinação de esforços!
Os clientes atuais buscam por atendimento omnichannel (tendência de usar diversos canais de comunicação), em que tenham a opção de um ambiente virtual, não apenas da loja física.
E é importante salientar que o consumidor não quer sentir que há uma diferença entre o serviço online e o físico, o que exige dedicação total da empresa.
USE MARKETING DE CONTEÚDO
Dentre as diversas técnicas que auxiliam no impulsionamento de novos clientes, o marketing de conteúdo é uma das que mais tem obtido resultados positivos.
Disponibilizar conteúdos online que sejam atrativos para o seu cliente, gera o interesse em frequentar suas mídias e, consecutivamente, possibilita que você ofereça o seu produto a ele.
EXPLORE AS REDES SOCIAIS
Vivemos em uma época em que a vida acontece, em grande parte, no mundo online, assim, as empresas precisam estar conectadas e desfrutar da tecnologia ao seu favor.
As redes sociais se tornaram ferramentas incríveis para divulgação de marcas, produtos e serviços; os consumidores buscam informações sobre necessidades através da internet e, com curtidas e compartilhamentos de redes sociais, sua marca se espalha.
Se você não é encontrado no mundo virtual, você é considerado inexistente.
FAÇA NETWORKING
Frequentar feiras e eventos que sejam do seu nicho, cria a relação de contato com parceiros, fornecedores e clientes, pois cada contato possui outros contatos, os quais podem falar e indicar o seu produto.
E, isso te mantém atualizado sobre tendências e o que está acontecendo/funcionando na sua área de atuação.
ESTRUTURE UM PLANO JUNTO AOS VENDEDORES
Quando você faz um levantamento sobre seu negócio, os pontos importantes e desenvolve seus planos de ações, você deve sincronizar tudo com sua equipe, afinal, eles são uma parte essencial de todo o processo de prospecção de novos clientes.
Após explorar suas possibilidades e definir suas táticas, defina com seus colaboradores metas e objetivos, para que o desenvolvimento seja realizado com qualidade.
ENCANTE SEUS CLIENTES ATUAIS
O boca a boca é o marketing mais antigo e um dos mais funcionais. Um cliente satisfeito irá promover sua marca – propaganda gratuita – para outras pessoas, o que irá colocar novos clientes no seu caminho.
Agora, cabe a você, empresário, estudar e conhecer o mercado em que você atua e criar seu plano de ações que irão garantir seu espaço entre novos clientes.
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